Veja também!

domingo, 8 de agosto de 2010

Os profissionais da segurança também votam!

Sempre ouvimos muitos reclamarem dos políticos, porém quem os coloca nos cargos somos nós. Grande parte da população vota como se estivesse jogando na loteria ou ainda por simpatia ou por indicação. Geralmente o cidadão não vai buscar informações concretas sobre os candidatos ou sobre a sua vida política.
É muito importante que o eleitor escolha com muito critério os candidatos para estes cargos, tendo em vista a influência que exercem sobre a vida de cada cidadão. É necessário que veja as propostas, os argumentos e a carreira. Além disso, o eleitor deve verificar se não há algo negativo, como corrupção, escândalos ou outros desvios de conduta na vida da pessoa que possa demonstrar falta de ética ou falta de caráter. Hoje existem vários sites na internet que disponibilizam informações de toda natureza a respeito do candidato, a mídia informa em jornais escritos, rádios e televisão. Enfim tem vários meios para buscar tais informações.

Outra questão que considero de suma impotância, é a falta de conhecimento sobre as funções de cada cargo. 
Afinal quais as responsabilidades do senador, deputados federal e estadual? Onde trabalham? O que fazem?
Abaixo um resumo que elaborei:

O Congresso Nacional é formado por duas casas: A Câmara Federal, onde ficam os deputados, e o Senado Federal, onde permanecem os senadores. Os Senadores representam os interesses dos Estados pelos quais foram eleitos, enquanto que os Deputados representam o interesse do povo.

O Senador tem a responsabilidade de zelar pelos direitos constitucionais do povo, julgar as ações e gastos do Presidente da República, Vice e seus Ministros. Participa de decisões sobre o orçamento do País e o uso do dinheiro público, toma decisões sobre acordos internacionais, analisa e vota projetos de lei, entre outras atividades. Representa a federação, e cada uma (Estado e o Distrito Federal) elege três Senadores, com um mandato de oito anos, renovando-se a representação de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada Senador é eleito com dois suplentes, registrado na sua chapa, que o substitui na ordem de registro.

O Deputado Federal é responsável por legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis que valem em todo território nacional, inclusive, emenda à Constituição Federal e até mesmo a confecção de nova Constituição. O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições. A quantidade de Deputados Federais depende proporcionalmente do número de eleitores de cada Estado.

E o Deputado Estadual desenvolve suas funções na Assembleia Legislativa Estadual.
Sua função principal no exercício do cargo é legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissões Parlamentares de Inquérito entre outras atribuições. Em situações normais, seu mandato é de quatro anos. Entretanto, o candidato pode concorrer à reeleição diversas vezes, sem haver uma quantidade limitada de mandatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário