Veja também!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paraná é o terceiro com maior número de ataques a bancos

Fonte: Gazeta do Povo

Entre janeiro e junho, 56 agências foram assaltadas ou arrombadas em todo estado. O número é superior ao registrado em todo o ano de 2010
Paraná ocupa a terceira posição no ranking dos estados que mais registraram assaltos e arrombamentos a agências e postos bancários no primeiro semestre do ano. Entre janeiro e junho, foram 56 ocorrências no estado, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pelaConfederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O índice do primeiro semestre no estado superou o número de assaltos e arrombamentos ocorridos nos dozes meses de 2010. Segundo o Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, que participou da pesquisa, em todo ano passado foram registradas 52 ocorrências.

Quando a comparação é apenas com o primeiro semestre de 2010, o total de ataques quase dobrou. Entre janeiro e junho do ano passado foram 29 assaltos e arrombamentos no estado, contra os 56 deste ano.

Curitiba registrou a maior parte das ocorrências até agora, 25 no total. Foram 13 assaltos a agências e 12 arrombamentos a caixas eletrônicos. Na região metropolitana da capital foram oito casos, quatro em São José dos Pinhais, dois em Colombo, um Bocaiúva do Sul e um em Campina Grande do Sul.
Brasil
Em todo país foram 838 ataques a bancos, média de 4,6 por dia, segundo o levantamento. São Paulo é o estado que lidera o ranking, com 283 casos. Em segundo lugar aparece a Bahia, com 61. Apenas o estado do Amazonas não apresentou nenhum registro.
Ainda de acordo com a pesquisa, 20 pessoas foram mortas em assaltos envolvendo agências, 11 em crimes conhecidos como “saidinha de banco”. A maioria dos crimes ocorreu no estado de São Paulo, com 12 casos. Pelo levantamento, o Paraná não registrou nenhuma morte nos seis primeiros meses do ano. 
A pesquisa foi elaborada com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta aos dados disponibilizados pelas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes de todo país.
Por outro lado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que o número de assaltos a banco vem caindo nos últimos anos no país. De 2000 para 2010 houve uma queda de 82%, de 1903 ocorrências para 337, segundo a Febraban.
Isso seria resultado do investimento anualmente de R$ 9,4 bilhões das instituições financeiras em sistemas de segurança física e eletrônica, informou a Federação.
Sindicato dos vigilantes de Curitiba e região contabilizou 52 assaltos à bancos

Nenhum comentário:

Postar um comentário