Sempre defendi que a solidariedade é algo que melhora até na segurança das pessoas, abrir mão do individualismo e se preocupar com seu vizinho diminui os riscos. Saiu na G1 uma matéria a respeito disso, o que comprova que eu não estava errada, vejam:
Vizinhos de uma rua, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, criaram uma maneira de evitar a ação de criminosos na região. Eles fizeram uma campanha para incentivar que os moradores se conheçam e possam juntos espantar os ladrões que tentam arrombar as casas.
Um casal que recentemente teve a casa arrombada contou que foi graças à ajuda dos vizinhos que eles conseguiram espantar dois ladrões que haviam entrado na sua residência. “A gente gritou bastante, eu chamava e eu até fui na janela e gritava, gritava, gritava, chamava. (...) Os vizinhos já foram acendendo a luz, um ligou o alarme da casa, já abriu a janela “, contou a mulher, que não quis se identificar.
A polícia incentiva esse tipo de ação por parte dos moradores. “Eu sabia que efetivamente quem iria nos ajudar naquele momento, seriam os nossos vizinhos. A ajuda vem de quem está mais próximo e quem estava mais próximo são os nossos vizinhos”, diz a mulher
Segundo Pedro Forcadell, presidente do Conselho de Segurança do bairro, isso é feito com a ajuda de voluntários. “Um voluntário da quadra se mobiliza e procura os telefones dos vizinhos. Cada um recebe uma listinha dessas, com o nome das pessoas, telefones, para num caso emergencial, os vizinhos poderem se comunicar e agirem rapidamente”, conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário