Veja também!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Mais um arrastão em São Paulo, fácil identificar o erro.

Aconteceu mais um arrastão na região da Avenida Paulista,  começou por volta das 20h na noite de 23 de julho. 
Vejam o que diz a reportagem da G1: "Uma mulher tocou o interfone e disse que iria visitar uma amiga. Nesse momento, moradores do condomínio chegaram, e o porteiro abriu o portão. A mulher e outro criminoso aproveitaram para entrar. Em seguida, outros dois assaltantes também invadiram o prédio."
Não preciso nem dizer que o porteiro (culpa dele ou do procedimento) agiu errado ao abrir o portão com uma pessoa desconhecida por perto, achando que uma mulher não faria mal à integridade do patrimônio ou das pessoas. Nunca podemos subestimar o inimigo.
Sempre falo aos meus alunos, para esquecerem o estereótipo de bandido que temos em nossas mentes, e mais, precisamos estar atentos para o modus operandis dos bandidos, ou seja, como eles agem.
Usar uma mulher para assaltar já está bem batido, antes de abrir o portão há necessidade de identificar o visitante e fazer a verificação com morador e, se porventura o profissional sentir algo estranho ou for ameaçado, importante ter um sistema de apoio para acionar caso tenha oportunidade (segura), como por exemplo o botão pânico silencioso. Lembrando sempre que não se deve brincar de herói e/ou reagir de forma abrupta, o risco de dar errado é alto.

Todos que trabalham como ou com segurança, devem ficar atentos e esperando algo dar errado, esta é a melhor tática de prevenção e que depende apenas do profissional. Estar preparado para uma ocorrência o tempo todo, reduz muito os riscos.

Um comentário:

  1. Gostamos muito da matéria! Parabéns! Completa e esclarecedora!
    Aproveito e indico o site http://www.oluapmot.com.br/index.php
    A empresa tem muita experiência de mercado em rádios comunicadores e pode tanto tirar dúvidas, como apresentar os melhores produtos do mercado! Recomendo!

    ResponderExcluir