O Sindicato dos
Vigilantes de Curitiba e Região afirmou nesta sexta-feira (26) que
faltam campanhas de conscientização para esclarecer os clientes de agências
bancárias que a porta giratória com detector de metais é para a própria
segurança dos usuários dos bancos. Na última terça-feira (23), um homem se
irritou com a porta com detector de metais e baixou as calças para provar que estava desarmado.
O presidente
do Sindicato dos Vigilantes, João Soares,
explica que as portas são bloqueadas automaticamente quando qualquer cliente
com objeto de metal com peso superior a 100 gramas tenta passar. “O vigilante
não tem culpa se a porta trava, ele cumpre ordens para garantir a integridade
física dos clientes e bancários”, explicou. Ele completou que a porta giratória
é o primeiro item de segurança de um banco e que a utilização dela evita
assaltos e mortes nas agências.
O Sindicato dos
Bancários de Curitiba afirmou, por meio de sua assessoria de
imprensa, que apoiam o uso das portas com detector de metais nas agências. A
entidade confirmou que o uso desta ferramenta de segurança evita, sem dúvidas,
os assaltos. O sindicato informou ainda que não há pretensões de realizar campanhas
sobre o benefício das portas rotativas, visto que a publicidade teria impacto
que varia conforme a personalidade e reação de cada pessoa.
Estatísticas
Um estudo
realizado pela Federação Brasileira de Bancos, Febraban, comprovou a eficácia das portas com detector de
metais na segurança das agências bancárias, desde o início da sua utilização no
país, no final dos anos 90. De 2000 a 2010, o número de ocorrências de assaltos
a bancos caiu de 1.903 para 369 em todo o país, o que representa queda 80,16%
nos registros de assaltos.
A estatística
também aponta que em 2011, quando o Itaú retirou portas giratórias na reforma
de muitas agências e o Bradesco inaugurou unidades por conta do fim do convênio
do banco postal com os Correios, o número de assaltos cresceu 14,36% em relação
ao ano anterior.
Fonte: Gazeta do Povo | Eloá Cruz
Minha dica: Ao vigilante cabe atender e orientar o cliente com muita educação e gentileza SEMPRE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário