Veja também!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Câmara aprova adicional de periculosidade para vigilantes


O Plenário aprovou nesta terça-feira (13) emenda do Senado ao Projeto de Lei 1033/03, que estende o adicional de periculosidade aos vigilantes e seguranças privados, devido ao risco de roubos ou outras espécies de violência física. O projeto é de autoria da ex-deputada e hoje senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e será enviado à sanção presidencial.O adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário, exceto gratificações, prêmios ou participações nos lucros das empresas. A emenda do Senado excluiu do projeto da Câmara o direito ao adicional de periculosidade para atividades sujeitas a acidentes de trânsito e de trabalho.

Outra novidade da emenda é a permissão para descontar do adicional outros valores de mesma natureza já concedidos ao vigilante em razão de acordo coletivo. Os senadores incluíram no texto a especificação de que o adicional vinculado ao risco de roubo ou violência será devido aos trabalhadores das atividades de segurança pessoal e patrimonial. 
O presidente da Câmara, Marco Maia, agradeceu aos líderes partidários pelo acordo que viabilizou a aprovação da proposta nesta terça-feira. “Meu pai era vigilante, por isso sou sabedor da importância e da responsabilidade desses profissionais que garantem a segurança de milhões de pessoas e de seu patrimônio”, afirmou. O pai do presidente, Fernando Maia, já é falecido.
Fonte: Agencia de Notícias da Câmara Federal 

2 comentários:

  1. Olá Silvia,

    na prática quais serão os reflexos para as empresas de segurança ém nível nacional?

    ResponderExcluir
  2. Penso que num primeiro momento os reflexos financeiros podem fazer com que os contratantes que puderem, enxuguem os contratos, mas o mercado logo se acostuma e tudo se normaliza, como foi com outras alterações que tivemos e que teve impacto nos custos. Algumas empresas de segurança, podem ter problema de caixa, por conta de rescisões que porventura ocorram, as que não forem sólidas podem sofrer muito com isso. Para os vigilantes vai ser um grande avanço a longo prazo.

    ResponderExcluir