Veja também!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Curitiba exigirá impressão digital para entrar em bancos

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta terça-feira (9) o projeto que obriga as agências bancárias da cidade a instalar, junto à porta giratória, leitores de impressão digital. Pela proposta, a entrada dos clientes somente será liberada após a identificação. "O projeto foi feito pensando na segurança da população e dos funcionários", disse o vereador Mário Celso Cunha (PSB), líder do prefeito Luciano Ducci (PSB) no Legislativo, que propôs a medida.
As agências terão 120 dias, a partir da sanção do prefeito, para se adequarem às novas exigências. O não cumprimento acarretará multa de R$ 800 e, se houver reincidência, será cobrado o dobro desse valor. Para o delegado da Delegacia de Furtos e Roubos da capital paranaense, Luiz Carlos de Oliveira, essa legislação tem "fundamental importância" para ajudar a polícia a identificar possíveis assaltantes. "Vai trazer dificuldades para o marginal" opinou.
Segundo os elaboradores da lei, não será feito nenhum banco de dados dos clientes, mas apenas a gravação de imagem, que já é feita, que poderá ser cruzada com as impressões digitais caso haja alguma ocorrência. "Desestimularia o marginal, mas se acontecer algum furto ou roubo ou se a pessoa for seguida quando estiver dentro da agência seria fácil identificar o suspeito", disse o delegado.

Outras medidas
Outros três projetos já foram aprovados na Câmara Municipal de Curitiba com o objetivo de coibir a “saidinha de banco”. Em outubro, foi sancionada a lei obrigando os bancos a instalar câmeras em suas áreas externas.
Anteriormente, os vereadores aprovaram a lei dos biombos, que obriga os bancos a manterem divisórias entre os caixas e as pessoas que estão na fila, e a lei que proíbe o uso de celulares no interior das agências.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?utm_source=twitter_capa&utm_medium=referral&id=1066145&tit=Curitiba-exigira-impressao-digital-para-entrar-em-bancos

Nenhum comentário:

Postar um comentário